top of page
dracarolinecamargo

Síndrome do intestino irritável: Você sabia que essa pode ser a causa da sua dor abdominal?



A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença funcional do intestino, caracterizada por dor abdominal associada ao processo de evacuação (podendo ter constipação ou diarreia).


A causa dessa síndrome não está totalmente estabelecida, mas sabemos que tem relação com o eixo cérebro - intestino. Fatores como estresse, ansiedade, depressão etc liberam neurotransmissores, que conectados a receptores do trato gastrointestinal, alteram a peristalse ou a sensibilidade dos órgãos podendo causar os sintomas da SII.


É muito importante ressaltar que a SII não costuma dar alteração em exames de fezes, sangue ou até mesmo em exames de imagem. Dessa forma, o paciente acha que não tem nenhuma doença e acaba postergando o tratamento dos sintomas. Esse é um grande erro no diagnóstico e manejo das doenças funcionais do trato gastrointestinal. Pacientes com a síndrome, por vezes, ficam meses a anos sentindo dor abdominal e sem ter um diagnóstico.


O diagnóstico da SII acontece através de critérios clínicos, chamados de critérios de ROMA. Um gastroenterologista consegue aplicar esses critérios e diagnosticar a SII sem maiores dificuldades.


Alguns sintomas falam contra a SII: perda de peso não intencional, sangramentos, sintomas noturnos, alterações significativas de exames complementares … na presença de um ou mais desses fatores, vale a pena rever o diagnóstico de SII e buscar uma doença orgânica.


E o tratamento? Como tratamos a SII?


O tratamento da SII necessita de uma atenção multidisciplinar. Primeiro porque precisamos tratar a causa base e, em alguns casos, pode ser necessário acompanhamento conjunto com psicólogos/psiquiatras. E também porque ajustes na dieta, com nutricionista, buscando uma alimentação mais saudável podem ajudar no manejo do quadro. A prática regular de atividade física e o uso de medicações ainda complementam o tratamento e fazem parte do arsenal terapêutico.


O que mais você quer saber sobre síndrome do intestino irritável? Conta para a gente aqui nos comentários!

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page