A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma condição crônica, onde o ácido gástrico ou o alimento presentes no estômago sobem em direção ao esôfago, irritando a mucosa desse órgão. Esse movimento pode desencadear sintomas, e lesar a mucosa esofagiana, causando complicações estruturais no órgão. Nesse artigo, vamos explorar alguns aspectos da DRGE e entender como podemos minimizar os sintomas dessa doença.
O que é a DRGE?
A DRGE é uma doença que ocorre quando o esfíncter esofágico inferior (EEI) não contrai adequadamente, permitindo que o conteúdo estomacal reflua para o esôfago. Este refluxo pode causar uma sensação de queimação no peito, a pirose, conhecida popularmente como azia.
Fatores que podem contribuir para a piora dos sintomas de DRGE:
Hérnia de hiato: Uma anormalidade anatômica onde parte do estômago encontra-se acima do diafragma.
Obesidade e gravidez: devido ao aumento da pressão intra-abdominal.
Estilo de vida: Consumo excessivo de álcool, cafeína, alimentos gordurosos, alimentos apimentados, frutas cítricas, bebidas gaseificadas. Tabagismo. Jejum prolongado. Sedentarismo. Hábito de deitar logo após as refeições.
Sintomas:
Os sintomas clássicos da DRGE são pirose (a famosa “azia”) e regurgitação ácida e/ou alimentar (o famoso “refluxo”).
Sintomas atípicos ou menos frequentes que podem estar presentes são: dor torácica, disfagia, tosse crônica, pigarro.
Diagnóstico:
A suspeita de DRGE começa com a história clínica (anamnese), podendo usar exames complementares como a endoscopia digestiva alta ou a phmetria (padrão ouro) para confirmar a suspeição clínica.
Tratamento:
O principal tratamento da DRGE baseia-se em medidas não farmacológicas, como as mudanças no estilo de vida (perder peso, evitar alimentos desencadeantes, não deitar após as refeições …), mas o tratamento medicamentoso também tem um papel significativo no manejo terapêutico desses pacientes.
Tratamentos endoscópicos e cirúrgicos também compõem o arsenal terapêutico mas geralmente são reservados para pacientes mais graves ou refratários ao tratamento clínico.
Conclusão:
A Doença do Refluxo Gastroesofágico é uma condição comum que pode ser gerenciada com sucesso através de mudanças no estilo de vida e tratamento médico adequado. Se você está enfrentando sintomas persistentes de DRGE, consulte um gastroenterologista para um diagnóstico e plano de tratamento personalizados.
Comments